CN | EPCARr

Preparatórios > Militar > CN | EPCARr
  • Colégio Naval (CN)

O Colégio Naval (CN) é um estabelecimento de ensino da Marinha sediado em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. O curso conduzido pelo CN denomina-se “Curso de Preparação de Aspirantes”, ministrando o ensino básico em nível médio e o ensino militar-naval, durante 3 anos e em regime de internato, cujo propósito é selecionar alunos para o Curso de Graduação da Escola Naval (EN).
    Durante o Curso, os alunos estarão sujeitos ao cumprimento de normas que estabelecerão o rendimento mínimo e as condições exigidas para a aprovação e posterior aproveitamento, dentro do número de vagas disponibilizadas para ingresso no primeiro ano da Escola Naval, estando prevista a realização de exames eliminatórios de saúde, físicos e psicológicos.
    O curso é totalmente gratuito além de ser proporcionado ao aluno alimentação, uniforme, vencimentos em torno de R$ 660,00 e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa. A aprovação no curso permite ao aluno receber o certificado de conclusão do Ensino Médio acompanhado da respectiva Ficha Histórico-Escolar, e também o Certificado de Reservista Naval.
    Missão: Assegurar, aos alunos, o preparo intelectual, físico, psicológico, moral e militar-naval e incentivá-los para a carreira naval, a fim de prepará-los e selecioná-los para o ingresso na Escola Naval.

Fotos do Colégio Naval

Informações sobre o Concurso
    Condições para Inscrição
    Escolaridade: Ensino Fundamental Completo
    Idade: Ter 15 anos completos e menos de 18 anos de idade no ano da matrícula.
    Sexo: Masculino
    Edital: www.ensino.mar.mil.br/sitenovo/index.html
    (Matemática / Estudos Sociais / Ciências / Português / Expressão Escrita)
    Colégio Naval
    Site: www.mar.mil.br/cn
    Endereço: Av. Marquês de Leão, s/nº – Angra dos Reis

EPCAr (Escola Preparatória de Cadetes do Ar)

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr) é um estabelecimento de ensino da Aeronáutica sediado em Barbacena / Minas Gerais. O curso conduzido pela EPCAr ministra o ensino básico em nível médio e instruções nos Campos Geral e Militar, tendo duração de 3 anos e em regime de internato.
    O Aluno da EPCAR é militar da ativa com precedência hierárquica prevista no Estatuto dos Militares, e durante o curso, estará sujeito ao regime escolar, fará jus à remuneração fixada em lei, de acordo com a sua graduação, em torno de R$ 660,00, além de alimentação, alojamento, fardamento e assistência médico-hospitalar e dentária.
    O Aluno que concluir com aproveitamento o Curso, segundo o respectivo Plano de Avaliação, fará jus aos certificados de conclusão do Ensino Médio e do próprio CPCAR, e tendo sua classificação dentro do número de vagas previsto à época, vindo a ser considerados “APTOS” na INSPSAU, no EAP, no TACF e no TAPMIL, segundo os critérios estabelecidos em instruções da Aeronáutica que estejam vigorando, poderão concorrer à matrícula no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) da Academia da Força Aérea (AFA).
    Missão: Formar e honrar as suas tradições no ensino, com os pés no passado, as mãos no presente e os olhos no futuro.

Fotos da EPCAr

Condições para Inscrição
    Escolaridade: Ensino Fundamental Completo
    Idade: Não ter menos de 14 anos e nem completar 19 anos de idade até 31 de Dezembro (ano da matrícula).
    Sexo: Masculino
    Edital: http://concursos.epcar.aer.mil.br/cpcar2014.html
    (Português / Matemática / Inglês / Redação)
    Escola Preparatória de Cadetes do Ar
    Site: www.epcar.aer.mil.br
    Telefone: (32) 3339-4050/4047
    Endereço: Rua Santos Dumont, 149, São José – Barbacena – MG
    • Público-alvo: Meninos com Ensino Fundamental completo.
    • Faixa etária: 14 a 18 anos.
    A turma é destinada a alunos que queiram realizar uma preparação especial para os concursos do CN (Colégio Naval) e da EPCAr (Escola Preparatória de Cadetes do Ar, além do CMRJ (Colégio Militar do Rio de Janeiro).
    E ainda para os que almejam uma formação diferenciada com o intuito de iniciar a preparação para os demais concursos militares a nível de Ensino Médio ou para a Olimpíada Brasileira de Matemática.