EsPCEx

Preparatórios > Militar > EsPCEx
  • EsPCEEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército)

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), localizada na cidade de Campinas, SP, é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável por selecionar e preparar os jovens para o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), iniciando a formação do oficial combatente do Exército Brasileiro.
    As inscrições para o concurso acontecem anualmente, nos meses de maio a junho e são feitas pela internet por intermédio do site.
    O concurso é composto por exame intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão física, comprovação de requisitos biográficos e averiguação de idoneidade moral.
    As provas do exame intelectual geralmente ocorrem em meados de setembro, e os candidatos classificados dentro do número de vagas são convocados para se apresentar na EsPCEx em janeiro do ano seguinte, a fim de submeterem-se às demais etapas do concurso de admissão citadas acima.
    Em caso de aprovação em todas as etapas da seleção, o candidato é matrículado e passa a ser militar da ativa do Exército Brasileiro, na condição de Aluno da ExPCEx. Se concluir o curso com aproveitamento, prosseguirá para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), onde, após 4 anos, concluirá o Curso de Formação e será declarado Aspirante a Oficial Combatente do Exército Brasileiro.
    Missão: Selecionar e preparar o futuro cadete da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), iniciando a formação do oficial combatente do Exército Brasileiro.

Fotos da ESPCEx

Informações sobre o Concurso
    Condições para Inscrição
    Escolaridade: Ter concluído ou estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio.
    Idade: Possuir idade de, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 22 (vinte e dois) anos, completados no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro do ano da matrícula.
    Sexo: Masculino
    Edital: http://www.espcex.ensino.eb.br/downloads/Edital%20de%20Abertura.pdf
    Provas
    (Português / Redação / Inglês / Matemática / Física)
    Escola Preparatória de Cadetes do Exército
    Site: http://www.espcex.ensino.eb.br
    Telefone: (19) 3744-2000
    Endereço: Av. Papa Pio XII 350, Jardim Chapadão, Campinas-SP. CEP 13070-903

EsSA (Escola de Sargentos das Armas)

A Escola de Sargentos das Armas (EsSA) é o estabelecimento de ensino destinado, exclusivamente, à formação dos sargentos de carreira das Armas do Exército Brasileiro: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, Situada em Três corações(Minas Gerais), para o jovem que possui no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 24 (vinte e quatro) anos de idade, sendo que, para as áreas de saúde e música, a idade máxima será de 26 (vinte e seis) anos de idade. Os candidatos da área Saúde deverão ter concluído o curso de Técnico em Enfermagem, os candidatos da área Música deverão comprovar serem possuidores de habilidade na execução de partituras com o instrumento musical correspondente a um dos naipes abrangidos. Para o cumprimento de sua missão, seleciona jovens de todas as partes do Brasil, submetendo-os a intenso adestramento que lhes aprimora o caráter, desenvolve a capacidade física e o conhecimento da profissão militar.

Fotos da EsSA

Informações sobre o Concurso
    Condições para Inscrição
    Escolaridade: Ter concluído o ensino médio, ou se estiver cursando a 3° série do ensino médio, no ano da inscrição.
    Idade: Possuir no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 24 (vinte e quatro) anos de idade, sendoque, para as áreas de saúde e música, a idade máxima será de 26 (vinte e seis) anos de idade.Para todas as áreas as idades serão referenciadas a 31 de dezembro do ano da matrícula.
    Sexo: Masculino e feminino para área de Saúde e Música e masculino para as demais áreas.
    Edital: www.esa.institucional.ws/priol2013/
    Provas
    Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Aviação e Comunicações – (Português / Matemática / História / Geografia / Redação) Saúde e Música – (Português / Matemática / História / Geografia / Redação / Conhecimentos Especializados)
    Escola de Sargentos das Armas
    Seção de Concurso e Admissão
    Av. Sete de Setembro – Nº628 – Centro
    CEP 37.410-000 – Três Corações – MG
    Site: www.esa.ensino.eb.br/index.asp
    • Público-alvo: Jovens com Ensino Médio completo.
    • Faixa etária: variável conforme o concurso.
    A turma da EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército) é destinada aos alunos que almejam ingressar nesta instituição militar, além de fazer uma preparação intensiva para o concurso da EsSA (Escola de Sargentos das Armas).